PROGRAMA TERRITÓRIO ARTES - BREVE HISTORIAL

O PROGRAMA TERRITÓRIO ARTES, promovido pelo Ministério da Cultura através da DIRECÇÃO GERAL DAS ARTES, é uma intervenção na área da descentralização das artes e da formação de públicos e cujo desenvolvimento está associado a uma plataforma informática denominada OFICINA VIRTUAL, disponibilizada através da Internet (www.territorioartes.pt).

Criado no 1º Semestre de 2006, o PTA teve um primeiro Período Experimental que decorreu no 2º Semestre de 2006.

  • No 1º CICLO DE PROGRAMAÇÃO do PTA 2006, a Dois Pontos foi uma das 22 entidades artísticas que viu as suas produções ser programadas pelos municípios aderentes e foi responsável pela realização de 38 das 131 sessões públicas agendadas pelos 29 municípios entre OUTUBRO e DEZEMBRO.

Depois do período experimental de 6 meses, o PTA foi oficialmente apresentado numa sessão pública que decorreu no dia 23 de Janeiro de 2007 no Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco.

O 1º CICLO DE PROGRAMAÇÃO do PTA 2007, iniciou-se em Fevereiro, com sessões a decorrer entre MAIO e DEZEMBRO.

  • No âmbito do PTA 2007, orgulhamo-nos de 99 das 887 sessões públicas agendadas a nível nacional terem sido promovidas pela Dois Pontos e de 19 dos 77 dos municípios que bloquearam os seus agendamentos terem programado projectos da Dois Pontos.

Depois do sucesso dos anos 2006 e 2007 do PTA, julgávamos que 2008 ia ser um ano em grande, mas, infelizmente, nem tudo é como se quer e o PTA 2008 está a ser o possível...

  • A DGArtes, através do PTA, decidiu lançar uma ACÇÃO DE GRANDE ENVOLVIMENTO NACIONAL - AGEN TEATRO 2008, para comemorar o DIA MUNDIAL DO TEATRO... "Participaram nesta Acção 246 dos 308 Municípios Portugueses, pelo que se trata da iniciativa de difusão das artes que até à data conseguiu maior número de participações autárquicas e maior cobertura territorial.".

Apesar do balanço francamente positivo da AGEN 2008, o certo é que, na prática, um dos vértices mais importantes do PTA 2008 só se iniciou a 9 de Junho de 2008 com a abertura dos procedimentos para a ADESÃO DOS MUNICÍPIOS ÀS MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO CO-FINANCIADAS para PROGRAMAÇÃO entre 10 de SETEMBRO e 31 de DEZEMBRO de 2008...

Recuperar os 6 meses perdidos não é possível, mas é possível transformar os 4 meses de programação de 2008 num marco que faça com que para 2009, o PTA não seja mais uma vez esquecido e metido na gaveta.

Por tudo isto, porque estamos certos que o desenvolvimento cultural passa obrigatoriamente pela descentralização cultural, porque o TERRITÓRIO ARTES é uma ferramenta muito importante para produtores, promotores e programadores culturais e porque o registo de admissão dos municípios às modalidades co-financiadas termina a 01 de JULHO, a Dois Pontos desafia todos a associarem-se a este projecto.

Comentários

Mensagens populares