KÔS

(PROJECTO PROMOVIDO PELA DOIS PONTOS ASSOCIAÇÃO CULTURAL PARA COMEMORAR O CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DA PINTORA VIEIRA DA SILVA)

MARIA HELENA VIEIRA DA SILVA nasceu a 13 de Junho de 1908.

Com apenas 25 anos vê ser organizada a sua 1ª EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL em PARIS onde são apresentados os guaches originais, bem como uma série de estudos preparatórios, das ilustrações de um livro para crianças que imaginou e ao qual deu o título de KÔ ET KÔ, LES DEUX ESQUIMAUX.

A 13 de Junho de 2008 completam-se cem anos sobre o nascimento da pintora MARIA HELENA VIEIRA DA SILVA.

Poderiam ser muitos os motivos e os pontos de partida para celebrar a vida e obra de VIEIRA DA SILVA. A Dois Pontos escolheu como motivo o CENTENÁRIO DO NASCIMENTO e como ponto de partida o projecto KÔ ET KÔ, LES DEUX ESQUIMAUX.

KÔ ET KÔ, LES DEUX ESQUIMAUX não é, com certeza, a obra mais conhecida e mais importante de VIEIRA DA SILVA, contudo parece-nos um bom ponto de partida por ser uma obra simbólica. Simbólica porque, por um lado, foi ela que originou o primeiro confronto individual da pintora com o público e, por outro, nos mostra uma faceta pouco conhecida da pintora que, em início de carreira, desenvolveu alguns projectos dedicados às crianças.

KÔS (PROJECTO PROMOVIDO PELA DOIS PONTOS ASSOCIAÇÃO CULTURAL PARA COMEMORAR O CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DA PINTORA VIEIRA DA SILVA) é promovido pela DOIS PONTOS ASSOCIAÇÃO CULTURAL e não visa divulgar nome e a obra da pintora, mas sim celebrar e brincar com uma das suas obras.

KÔS consiste na promoção de um conjunto de MICRO-PROJECTOS em torno da obra KÔ ET KÔ, LES DEUX ESQUIMAUX.

Numa 1ª fase, que vai decorrer a partir de Junho de 2008, vão ser promovidos 12 ATELIÊS para todas as idades e numa 2ª fase, que vai decorrer a partir de Novembro de 2008, vão ser produzidos 2 espectáculos.

(IMAGEM de Arpad Szenes, Marie-Hélène, 1930)

Comentários

Mensagens populares