KÔS (1ª FASE) ATELIÊS

KÔS (PROJECTO COMEMORATIVO DO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DA PINTORA VIEIRA DA SILVA) é promovido pela DOIS PONTOS ASSOCIAÇÃO CULTURAL e não visa divulgar nome e a obra da pintora, mas sim celebrar e brincar com uma das suas obras.

KÔS consiste na promoção de um conjunto de MICRO-PROJECTOS em torno da obra KÔ ET KÔ, LES DEUX ESQUIMAUX. Numa 1ª fase, que vai decorrer a partir de Junho de 2008, vão ser promovidos 12 ATELIÊS para todas as idades e numa 2ª fase, que vai decorrer a partir de Novembro de 2008, vão ser produzidos 2 espectáculos.

Os ATELIÊS que integram a 1ª FASE de KÔS, são seguintes:

01. CORTA E COLA

  • Neste ATELIÊ DE EXPRESSÃO PLÁSTICA, crianças a partir dos 4 anos vão reproduzir alguns dos guaches da Vieira da Silva utilizando técnicas básicas de colagem. Primeiro decalcam-se as linhas principais dos guaches, depois corta-se o papel de lustro de muitas cores em quadradinhos pequeninos e por fim é só colar e ver as linhas do guache a originarem uma nova obra de arte...

02. NÃO PINTES ANTES DE SECAR

  • Neste ATELIÊ DE CONSTRUÇÃO DE OBJECTOS, crianças a partir dos 6 anos vão construir em Pasta de Moldar os objectos e as personagens que vão surgindo durante a viagem de KÔ E KÔ.

03. PASSO A PASSO

  • Dois grupos de crianças a partir dos 8 anos vão usar o corpo e o movimento para retratar duas situações diferentes. Um grupo vai imaginar que está a seguir as pegadas dos esquimós durante a sua viagem pela neve espessa e por isso vai passar pelas mesmas sensações e emoções que os esquimós viveram na sua aventura. Os elementos do outro grupo vão imaginar que são as personagens que se cruzam com KÔ E KÔ. Durante este ATELIÊ DE MOVIMENTO CRIATIVO serão produzidas duas mini-coreografias que no final poderão ser vistas pelos familiares dos “bailarinos”.

04. QUE PAPELÃO

  • O livro KÔ E KÔ é acompanhado por duas pranchas onde estão representados os seres e os objectos da história. O livro posto de pé funciona como um cenário e os seres e os objectos, depois de recortados e dobrados, podem povoar cada página de acordo com o texto. Com o objectivo de, no final, se poder representar a história como a Vieira da Silva a idealizara, neste ATELIÊ DE TEATRO DE PAPEL vários grupos de crianças e jovens a partir dos 8 anos vão construir em papel todos os cenários e personagens de KÔ E KÔ, OS DOIS ESQUIMÓS.

05. RECORTES ANIMADOS

  • Um ATELIÊ DE INICIAÇÃO AO CINEMA DE ANIMAÇÃO utilizando a Técnica de Animação de Recortes. Durante uma semana 10 grupos de 10 crianças e jovens a partir dos 10 anos vão produzir um Pequeno Filme de Animação... No final da semana, vai ser com alguma ansiedade que miúdos e graúdos assistem à estreia do produto de 30 horas de trabalho.

06. QUE CENA

  • Os maiores de 10 anos vão experimentar ser ACTORES... Neste ATELIÊ DE EXPRESSÃO DRAMÁTICA vai ser escolhido o momento da viagem dos esquimós que a maioria acha mais importante. Depois é mãos à obra para colocar a cena em pé. No final, as cenas poderão ser tais que justifiquem ser mostradas em público.

07. SEM GUIÃO

  • Com as imagens, mas sem o Guião da Vieira da Silva, os jovens a partir dos 12 anos que participarem neste ATELIÊ DE ESCRITA CRIATIVA, vão ser postos à prova e ter que produzir uma história tão ou mais interessante que a que Pierre Guéguem escreveu em 1933 com a ajuda da pintora e inspirado nas ilustrações de KÔ E KÔ... As melhores histórias vão começar a ser utilizadas noutros ateliês, nomeadamente, em CONTA, CONTA, QUE CENA, RECORTES ANIMADOS e VAMOS OUVIR COMO FICOU.

08. FELTRO COLORIDO

  • Como a viagem de KÔ E KÔ começa na neve, os jovens a partir dos 13 anos que participarem neste ATELIÊ DE CRIAÇÃO DE ACESSÓRIOS vão transformar algumas das personagens e objectos que se cruzam com os esquimós em originais alfinetes, colares e pulseiras feitos com bocados de feltro coloridos...

09. VAMOS OUVIR COMO FICOU

  • Neste ATELIÊ DE SONOPLASTIA os jovens a partir dos 13 anos que nele participarem vão ter a experiência de produzir pequenas peças de TEATRO RADIOFÓNICO inspiradas na viagem dos dois esquimós. Os melhores ambientes sonoros vão ser utilizados noutros ateliês.

10. EM GRANDE FORMA

  • Trabalho de equipa no seu melhor... Um ATELIÊ DE CONSTRUÇÃO DE ESCULTURAS, para todas as idades com 30 horas de duração e com um único objectivo: construir um monumento a KÔ ET KÔ que ficará em exposição na Biblioteca Municipal... Grupos de 15 “trabalhadores” revezam-se ao fim de 3 horas de trabalho, para que no final da semana a escultura seja inaugurada...

11. ALMOFADAS QUENTINHAS

  • Este é um ATELIÊ DE COSTURA destinado, preferencialmente a famílias (pais e filhos, avós e netos, tios e sobrinhos...). Durante o Ateliê vão ser confecionadas Pequenas Almofadas de Areia que vão acompanhar os mais pequenos durante o sono... mas estas Almofadinhas têm várias particularidades pois, além de terem a forma dos dois esquimós, são mágicas pois quando os meninos chegam à cama a Almofadinha está quente e perfumada.... (na prática a magia é criada pelos adultos que sem que as crianças se apercebam colocam a almofada durante um minuto no micro-ondas!!!)

12. CONTA, CONTA...

  • Contar um conto não é para todos... Ou melhor, pode ser para quase todos... (desde que o conto seja bom, mas, acima de tudo, desde que o contador use todos os recursos que tem à sua disposição para tranformar o acto de contar num momento único...) Durante o ATELIÊ DE CONTADORES DE HISTÓRIAS, Pais e Educadores vão descobrir o seu contador... E vão ser postos à prova ao contar uma das viagens de KÔ E KÔ, OS DOIS ESQUIMÓS...

Os 12 ATELIÊS que integram a 1ª FASE do projecto KÔS estão disponíveis para ser realizados em DIGRESSÃO NACIONAL a partir de JUNHO DE 2008.

As idades apresentadas são meramente indicativas, pois para cada ateliê estão estruturadas várias versões tendo em consideração as faixas etárias e o número de sessões a que cada participante assiste.

Em média cada sessão de 180 minutos destina-se a um grupo de 15 elementos.

A 2ª FASE do projecto KÔS inicia-se a 27 DE OUTUBRO DE 2008 com a estreia de Kôkô..., mas sobre os espectáculos que vão estrear daremos notícias mais tarde.

Comentários

Mensagens populares