UM DIA EM QUE SE POSSA NÃO SABER
SINOPSE
- Durante um dia a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen vai acontecer em locais altamente improváveis... às 10h30 no MERCADO MUNICIPAL enquanto uma actriz compra flores e uma bailarina deambula pelo espaço ouvem-se os poemas do livro NO TEMPO DIVIDIDO, às 12h00 na CAPELA o som da guitarra relembra-nos a lenda de O CRISTO CIGANO, às 16h00 no CAFÉ ao som do clarinete toma-se chá na companhia de CORAL e às 18h00 na GALERIA DE EXPOSIÇÕES/BIBLIOTECA um documentário de JOÃO CÉSAR MONTEIRO é o mote para os poemas do livro MUSA...
PROGRAMA COMPLETO
Poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen
- No Tempo Dividido (1954)
- O Cristo Cigano (1961)
- Coral (1950)
- Musa (1994)
ACTIVIDADES COMPLEMENTARES
Como forma de promoção do evento, nos dias anteriores à acção poderá ser promovida:
- Exposição de Gravuras SINGRADURAS/NAVEGAM – Na Galeria de Exposições, ou noutro local a definir, estará exposto o exemplar número 20 da obra Singraduras, editada pela Galeria 111 em 1991, que contém 6 Gravuras de David de Almeida e 1 Poema da Sophia.
- Instalação Vídeo O NOME DAS COISAS ou DIA DO MAR – Na Rua, ou noutro local a definir, estará montada uma instalação vídeo.
- Venda de Livros da Sophia – Na Biblioteca, ou noutro local a definir, estará montada uma pequena venda de livros com grande parte da obra editada da Sophia.
FICHA ARTÍSTICA
- Concepção e Direcção - MANUEL GAMA
- Interpretação - CLEMÊNCIA MATOS
- Bailarina (No Tempo Dividido) - ANDREA GABILONDO
- Guitarrista (O Cristo Cigano) - CARLOS ORTIGA
- Clarinetista (Coral) - JOÃO MOREIRA
GÉNERO ARTÍSTICO
- Recital de Poesia/Leitura Encenada com acompanhamento
PÚBLICO-ALVO
- Público em Geral. (Sendo destinado ao público em geral, este ciclo tem alguns públicos específicos, assim, por exemplo, no Mercado o público alvo poderão ser os próprios vendedores e utilizadores destes espaços tão particulares das cidades e nas Capelas poderão ser os idosos sempre dispostos e abertos a ser surpreendidos nos locais que visitam com regularidade.)
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
- Maiores de 12 anos
DURAÇÃO
- MERCADO MUNICIPAL - No Tempo Dividido - 40 minutos
- CAPELA - O Cristo Cigano - 40 minutos
- CAFÉ - Coral - 50 minutos
- BIBLIOTECA - Musa - 50 minutos
DATA DE ESTREIA E CARREIRA DO CICLO DE RECITAIS
- Os recitais que integram o ciclo UM DIA EM QUE SE POSSA NÃO SABER estrearam no âmbito do projecto O POEMA ME LEVARÁ NO TEMPO – uma Leitura Integral e Cronológica da Obra Poética de SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN. Os 14 livros da Edição Definitiva da Obra Poética da Sophia de Mello Breyner Andresen originaram 14 leituras/recitais que estão a ser apresentadas pelo país num canto velado até que o dia nasça... Para cada livro foi criada uma leitura/recital para uma voz feminina com acompanhamento...
CONDIÇÕES TÉCNICAS
- Regra geral os recitais são completamente autónomos e vivem dos espaços onde vão decorrer. O Mercado Municipal deve ter instalação sonora, se tal não acontecer deve ser providênciado 1 Amplificador, 1 Mesa de Som e 4 Colunas. Em todos os locais – MERCADO MUNICIPAL, CAPELA, CAFÉ, GALERIA DE EXPOSIÇÕES/BIBLIOTECA – deve ser providenciado um camarim para duas pessoas com WC. (Para as actividades complementares devem ser providênciados 2 projectores de vídeo e equipamento sonoro.)